Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro – Femerj está com inscrições abertas para a OFICINA – TABWIN: Ferramenta de gestão, até o dia 25 de novembro de 2019. O curso será realizado de forma presencial, sem dia 27 de novembro de 2019, na Av. Presidente Wilson, 231, 9 ° andar – Centro, Rio de Janeiro – Sala de Treinamento, das 9:00 às 17:00 hs.
OBJETIVO:
Este treinamento tem o objetivo de difundir conhecimentos sobre a aplicação do TabWin, ferramenta de tabulação desenvolvida pelo DATASUS como meio de manutenção do Cebas.Com o advento da Lei Federal nº 12.101 / 2009, decreto regulamentado e, principalmente, a Portaria MS nº 834/2016, para Manutenção do Cebas – Saúde, ou acompanhamento dos empreendimentos nos sistemas internos x cruzamentos com o DATASUS (TabWin) ganharam suma importância , pois o sistema governamental é uma base para a renovação do certificado. Porém, uma entidade não pode deixar de manter seus controles gerenciais.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais de áreas administrativas, contábeis, jurídicas, dirigentes e técnicos responsáveis pelo processo de certificação de entidades filantrópicas.
INVESTIMENTO:
R $ 200,00 – (filiado adimplente);
R $ 250,00 – (filiado inadimplente e não filiado)
Obs.: Para a Instituição que teve participações na Oficina Tabwin e na Prestação de Contas, pode realizar o curso do CIHA (EAD), gratuitamente
INSCRIÇÕES:
O período de inscrição é de 12 a 25 de novembro de 2019.
Para realizar sua inscrição, clique sem botão ao final deste e-mail, preencha o formulário, realize o depósito bancário seguindo todas as instruções na descrição do formulário e envie o comprovante nos endereços de e-mail selecionados.
FACILITADOR: Roberto Nabarro – Especialista em Gestão de Processos, Técnico da Federação das Misericórdias e Entidades Beneficentes e Filantrópicas do Estado do Rio de Janeiro, há 17 anos, no Departamento de cursos, cujo foco está voltado para Faturamento Hospitalar, Controles internos de Gestão Hospitalar, Assessoria e Consultoria “in loco” nas Unidades Hospitalares, Membro do Conselho Estadual de Saúde.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Entendendo o TabWin x DATASUS
– O que é?
– Qual é a relação com o DATASUS e o Cebas?
– É apenas para o pessoal da TI?
Relacionamento com os demais módulos do sistema de informações do SUS
– Sistema de Internações Hospitalares (SIH);
– Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI);
– Comunicação de Informações Hospitalares e Ambulatoriais (CIHA).
TabWin no processo de concessão / renovação do Cebas
– Filantropia – Cálculo dos 60% e uso gratuito;
– Diferenças de dados entre sistemas internos x TabWin: quando conciliar e para quê?
– Modelos de acompanhamento mensal da filantropia confrontando TabWin x “Real”?
– Prática da instalação ao uso da ferramenta TabWin;
– Obtendo uma comprovação mensal / anual dos serviços prestados ao SUS;
– Informações sobre os empreendimentos realizados nos relatórios de atividades Cebas (pessoas atendidas X empreendimentos X pacientes / dia).
Análises estratégicas e operacionais no gerenciamento do estabelecimento de saúde usando o TabWin como ferramenta de gerenciamento
– Planejamento e programação de serviços;
– Avaliação e tomada de decisões para alocação e distribuição de recursos;
– Avaliação do impacto das condições de saúde.
*** IMPORTANTE ***
Recomendado trazer notebook
DISPOSITIVOS LEGAIS
Lei 12.101 , de 27/11/2009: Altera a responsabilidade pela concessão ou recuperação da certificação, atribuída aos Ministérios da Saúde – MS, Educação – MEC e Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS;
Lei 12.868, de 15/10/2013: Altera a Lei no 12.101, de 27 de novembro de 2009 e dá outras providências (ART. 7º ao 16);
Decretos nº 8.242 , de 23/05/2015 e 7.300 , de 14/09/2010: Regulamentação da Lei 12.101 / 09, para dispor sobre o processo de certificação dos beneficiários e considerar a isenção das contribuições para a segurança social;
Portaria GM / MS nº 834, de 26 de abril de 2016, DOU 27/04/2016: Redefinir os procedimentos aplicáveis à certificação de entidades beneficiárias de assistência social na área de saúde.