Secretaria de Estado de Saúde confirmou diagnóstico na tarde desta quinta-feira. Paciente tem 27 anos e voltou de uma viagem para a Europa no último dia 23. Autoridades reforçam que não há motivo para pânico
Natália Oliveira
Nesta quinta-feira, 5 de março, foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus no estado do Rio. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) no final da tarde. Uma jovem de 27 anos, procurou a Santa Casa de Barra Mansa após voltar de uma viagem para a Europa. Na Itália, um dos países visitados pela brasileira, mais de 2500 casos já foram registrados e 80 mortes. Segundo a SES-RJ, a paciente está em isolamento respiratório domiciliar e o quadro de saúde dela é considerado estável.
De acordo com a nota emitida pela Secretaria, a vítima deu entrada com sintomas na Santa Casa de Barra Mansa no dia 1º de março e, no dia seguinte, realizou a coleta para exames. O Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) recebeu o material em 02/03 e, no dia 3, emitiu laudo. A Fiocruz também recebeu amostra e confirmou o caso suspeito nesta quinta-feira (05/03).
O Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, afirmou que não há motivo para pânico: “Continuamos no Nível Zero do nosso plano de contingência, não há qualquer indício de que há a circulação do vírus no estado. Trata-se de um caso importado”. Até o momento, 79 casos suspeitos estão sendo monitorados pela SES, sendo 38 na capital fluminense.
Saiba mais sobre o caso em: https://www.saude.rj.gov.br/
Paciente passa bem e não há risco de contágio
A Prefeitura de Barra mansa também emitiu uma nota oficial no final da tarde desta quinta-feira confirmando o caso e informou se reuniu com uma equipe do setor de pneumologia da Santa Casa de Barra Mansa para alinhar as ações, sempre seguindo o Protocolo de Manejo para o novo coronavírus. Na nota, a Prefeitura informa que a paciente segue em plano de contingência, em isolamento domiciliar.
Segundo a Prefeitura, os primeiros sintomas da paciente começaram ainda na Europa, no dia 17 de fevereiro, e ela chegou a ser medicada em Portugal com anti-inflamatórios. De acordo com os últimos boletins médicos, a paciente passa bem e apresenta regressão do quadro. Não tem febre ou tosse.
A Prefeitura reforça que não há risco de contágio, pois o tempo de transmissão do vírus, de 14 dias já passou. Ninguém que teve contato com ela apresentou qualquer indício do COVID-19.
Conheça a Santa Casa de Barra Mansa: https://www.scbm.org.br/
Novo Coronavírus
Para saber mais sobre o que é o novo coronavírus, os principais sintomas e como se prevenir, confira a matéria que a comunicação da Sindfiberj fez com o médico infectologista Vitor Martins, da Casa de Saúde São José.