Confira o que muda no Sindfiberj nos próximos 20 dias por conta da epidemia causada pelo Novo Coronavírus
Natália Oliveira
Considerando a declaração de pandemia do Novo Coronavírus da Organização Mundial de Saúde (OMS), o aumento de casos no Estado do Rio, o plano de contingência do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) e levando em consideração os últimos decretos do Governo do Estado, a Femerj e o Sindfiberj suspenderam as atividades presenciais pelos próximos 20 dias.
O último decreto do governador Wilson Witzel, publicado nesta terça-feira (17/03), reconhece a situação de emergência na saúde pública do estado por conta da proliferação do Novo Coronavírus e estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento da epidemia. A orientação geral é que a população permaneça em casa o máximo de tempo possível, evite aglomerações, siga as dicas de higiene e que os trabalhadores adotem o sistema home office ou trabalhem em regime de escalas. O decreto de hoje suspende por 15 dias a realização de eventos e atividades com a presença de público, tais como shows, jogos de futebol, feiras, eventos científicos e passeatas; sessões de cinema e de teatro; visitações nas unidades prisionais; visitas a pacientes diagnosticados com COVID-19; e as aulas na rede pública e privada de ensino.
Confira o decreto do governador
Também haverá mudanças no transporte público. De acordo com o decreto, será feita uma redução de 50% na frota de ônibus, barcas, trens e metrô; e ficará suspenso o passe livre dos estudantes. Durante esses 15 dias, também ficará interrompida a circulação das linhas interestaduais de ônibus com origem em estados com circulação do vírus confirmada ou situação de emergência decretada. No decreto também são feitas algumas recomendações como: o fechamento de academias de ginástica e shoppings; a redução da capacidade de lotação de bares e restaurantes; e que a população evite frequentar praias, lagoas, rios e piscinas públicas.
Cancelamento Oficina Cebas-Saude
Diante de todas essas restrições e orientações, informamos que a Femerj decidiu pelo adiamento da Oficina Cebas-Saúde, prevista para o dia 26 de março. O cancelamento temporário é uma medida preventiva que tem como objetivo evitar o deslocamento tanto do palestrante, Brunno Carrijo, quanto dos alunos, que viriam de várias partes do estado para participar do curso. A Femerj entrará em contato individualmente com os inscritos para tirar dúvidas e esclarecer essa situação. Assim que possível, quando as recomendações de evitar aglomerações e reduzir a circulação de pessoas nas ruas forem cessadas, faremos o reagendamento da Oficina.
O presidente da Federação, César Paim, lembrou que todos devem fazer a sua parte: “A OMS, o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e as Secretarias têm trabalhado para tentar desacelerar a transmissão do novo coronavírus. Precisamos confiar nessas instituições e seguir as orientações dadas por elas. Neste momento, buscar informações seguras e seguir as instruções dos infectologistas e dos órgãos competentes é o melhor caminho para enfrentarmos essa epidemia”.
Resoluções da Secretaria de Saúde (SES-RJ)
A Femerj sugere aos dirigentes das nossas instituições afiliadas, a leitura criteriosa das resoluções publicadas pela SES-RJ:
Como entrar em contato com a Femerj e o Sindifiberj
Durante esses 20 dias em que as atividades presenciais estarão suspensas, os afiliados e parceiros podem entrar em contato com Femerj e o Sindifiberj por email ou pelos telefones abaixo.
E – mails:
- caroline@femerj.org.br
- rrlima@femerj.org.br
- assessoriatecnica@femerj.org.br
Telefones/ WhatsApp:
- 021 – 971945901 – Caroline Caçador
- 021 – 991982275 – Roberto Nabarro
- 021 – 967499784 – Rosaura Lima
- 024 – 998454138 – Dra. Flávia Santanna
Continuem acompanhando a Federação também pelo site e pelas redes sociais. Sempre que possível estaremos trazendo novas informações sobre o coronavírus e anunciaremos uma nova data para a Oficina Cebas-Saúde.
O Novo Coronavírus
Foi confirmada nesta terça-feira a primeira morte por coronavírus no Brasil. Um homem, de 62 anos, morreu no Estado de São Paulo. De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a vítima tinha histórico de hipertensão e diabetes. No Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento foram registrados 33 casos, e 94 estão sendo investigados.
Veja também: https://sindfiberj.org.br/2020/03/05/coronavirus-confirmado-no-rj/
O último boletim divulgado pela SES-RJ indica que os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (31), Niterói (1) e Barra Mansa (1). Segundo o boletim, um dos pacientes está internado em estado gravíssimo e os demais estão em isolamento domiciliar, apresentando estado de saúde estável. A SES confirmou em nota que registrou os primeiros casos de transmissão comunitária na capital fluminense.
A Secretaria de Saúde lembrou que no mês de fevereiro lançou o Plano de Contingência para o enfrentamento da epidemia do novo coronavírus. O primeiro objetivo estratégico do plano é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.
Saiba mais sobre o plano de contingência da SES no link: https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2020/03/secretaria-de-estado-de-saude-atualiza-plano-de-contingencia-do-novo-coronavirus
Nesta segunda-feira, o Governo do Estado lançou mais um canal de comunicação oficial sobre o novo coronavírus: rj.gov.br/coronavirus . Nesta página, a população tem acesso a informações seguras sobre a epidemia e pode fugir das Fake News. O novo site também faz recomendações sobre as medidas de prevenção e tira dúvidas sobre o COVID-19.
Como se proteger do Coronavírus?
- Lave regularmente as mãos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Esfregue da ponta das unhas até os punhos. Sem se esquecer de lavar entre dos dedos. Se não der para lavar as mãos, use um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres
- Utilizar álcool em gel nas mãos
- Evite abraços, beijos e aperto de mão.
- Fique em casa quando estiver doente.
- Limpe e desinfete celulares, outros objetos e superfícies que são tocadas com frequência.
- Evite lugares com aglomeração de pessoas: shows, teatros, estádios, cinemas, igrejas, etc.
- Mantenha um metro e meio de distância de qualquer pessoa que estiver tossindo ou espirrando.
- Cubra, com um lenço de papel, a boca e o nariz ao tossir e espirrar. Depois, descarte no lixo. Agora, na falta de lenço, use o antebraço.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você for um profissional de saúde, tome medidas de preocupação básica: use máscaras cirúrgicas, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.
Quais são os sintomas?
É um vírus com os sintomas muito semelhantes com o da influenza, como febre, queda do estado geral, sintomas respiratórios. E, como todos os outros coronavírus, pode, em uma parcela dos casos, evoluir para quadros graves, principalmente para uma pneumonia, encefalites, e, menos comum, para as otites.
Se você tem sintomas de gripe ou resfriado com bom estado geral, fique em casa por 14 dias para evitar a contaminação de outras pessoas. Faça repouso e siga as medidas de higiene para reduzir o risco aos seus familiares.
Se você tem piora do estado geral, cansaço ou dificuldade para respirar, procure uma emergência. O médico decidirá se você necessita de internação ou exame para o coronavírus.
Para mais informações acesse: https://www.saude.rj.gov.br/ ou https://www.saude.gov.br/