Femerj celebra 40 anos com congresso sobre gestão e propósito na saúde filantrópica Evento destaca a importância do setor para a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro. No Rio de Janeiro, as filantrópicas são responsáveis por 7.268 mil leitos.
Com quatro décadas de dedicação à saúde filantrópica, a Federação das Misericórdias e Organizações Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) inicia uma série de atividades comemorativas. Entre elas, a realização do 2º Congresso de Saúde Filantrópica, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, celebrando o aniversário da entidade e promovendo um diálogo aberto com todo o ecossistema da saúde.
“Este ano histórico celebra não apenas os 40 anos da Femerj, mas também nossa missão contínua de fortalecer a saúde filantrópica, que, em nosso estado, responde por 7.268 leitos, segundo o Datasus/MS Numb3rs Analytics. Nosso setor é essencial para a sustentabilidade da saúde pública brasileira”, afirma o presidente da Femerj, Marcelo Hernandes Perello.
A saúde filantrópica desempenha um papel fundamental no sistema de saúde brasileiro, oferecendo serviços essenciais em áreas carentes e liderando inovações em gestão e atendimento. O tema do congresso, “Saúde Filantrópica: o propósito nos impulsiona, a gestão nos fortalece,” reflete o compromisso da Femerj com uma gestão eficaz, ética e transparente. Especialistas discutirão desafios contemporâneos, compartilharão práticas exemplares e explorarão novas tecnologias para ampliar o impacto do setor.
Presença do Ministério da Saúde
O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, estará presente no evento, reforçando o compromisso do Ministério com o desenvolvimento de políticas públicas de saúde no Brasil. Massuda ministrará a palestra “Sistema de Saúde Brasileiro: realidade e perspectivas”, no dia 8 de novembro, às 8h20. Médico sanitarista pela UFPR, Dr. Adriano traz ampla experiência em gestão de saúde e políticas públicas, com residências em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, e doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP. É professor e coordenador do FGV-Saúde na FGV-EAESP.
Impacto da Inteligência Artificial nas relações será tema de palestraO congresso também contará com a presença especial de Clara Cecchini, colunista da revista Você S/A e especialista em Aprendizagem Organizacional e Inovação, que discutirá os impactos da Inteligência Artificial nas relações humanas. Graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP, com MBA em Bens Culturais pela FGV, Clara atua como consultora em aprendizagem e autora, tendo publicado artigos na Harvard Business Review Brasil, Fast Company Brasil e Carta Capital.